imagens que estão no blog foram retiradas da internet, se você possui os direitos autorais entre em contato que eu tiro do blog ou coloco os créditos (algumas não tinham onde encontrei), obrigada!





"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Dor e Prazer!!!


Hoje decidi escrever um pouco sobre algo que é um taboo para o mundo baunilha e algo complexo dentro do meio BDSM: a dor e a sua relação com o prazer.
Para começar decidi pesquisar no Wikipédia significado para ambas as palavras chaves apresentadas acima. No que concerne ao prazer, esse é descrito como sensação de bem estar. É quando fazemos algo que nosso organismo interpreta como positivo para nossa saúde.
Sobre a dor essa é descrita como “uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional”.
E aqui entra o que confunde, como algo pode ser desagradavel e proporcionar bem-estar, como a mesma sensação que se origina de um alarme de perigo real ou potencial para o corpo pode ser traduzido como algo benéfico para a saúde (vide conceito de prazer).
De fato quando se observa apenas a partir dessa perspectiva pré-determinada a relação de dor e prazer parece desfuncional e desviante.



Escrevi dessa maneira porque na minha visão o problema central que nos leva a conclusão acima é o conceito de dor que expus.
Mas mais do que a questão de que o conceito de dor deve ser mais abrangente, o ponto que gostaria de lembrar é que para uma pessoa baunilha dor é exatamente o que descrevi acima, e não só porque esse é o conceito, mas porque a experiencia real mostra exatamente aquilo. Nesse sentido é compreensivel que uma pessoa baunilha se assuste e não entenda como é possivel o prazer real  dentro do sadomasoquismo.
E mais do que isso, eu ja vi pessoas apenas DS no meio, que não gostam de exposição de resultados de sessão também SM, que não entendem a beleza em assistir por exemplo uma boa sessão de spanking. Na minha leitura essas pessoas DS racionalmente entendem a dor como prazer , defendem e aceitam as práticas SM, mas mesmo para elas, uma vez que sua experiencia concreta lhe mostra a dor como o conceito acima descrito, mesmo para elas, a dor como prazer não faz sentido em um nivel emocional.



Voltando para o conceito de dor. De fato ela é desencadeada, quando fisicamente, por uma lesão ou uma potencial lesão, mas ela também pode derivar de razõs psicologicas, emocionais, tornando-a mais complexa do que essa definição antes exposta.
O que questiono é a conclusão de que já que ela serve para alertar sobre um “perigo”, ela é desagradavel ou excrusciante. De fato ela pode ser isso até para um masoquista, mas quando estamos em um contexto sexual (a origem é a mesma, as marcas pós sessão o prova) é diferente, ao invés de desagrado o que se sente é bem-estar.
É quando se encontra aquele limite onde a dor vai sumindo e o prazer aumentando, até que a cada lesão aquilo que deveria representar dor, representa apenas prazer. Para um masoquista aquele momento é maravilhoso, uma das maiores satisfação sexual que podemos alcançar.


 
Bem, encontrei um artigo na internet, no endereço:  http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=396 onde cientistas tentavam achar solução para dor crônica. Uma vez que a resposta a dor também é emocional eles tentavam analisar essa parte da dor que é onde reside o maior problema para tratamento de dores crônicas. Eles descobriram que a mesma parte do cérebro que lida com respostas de recompensa, também lida com respostas de aversão, mostrando que a parte do cérebro que responde a dor está conectado a parte que responde ao prazer:  "Claramente, se o sadismo e o masoquismo representam algo no continuum recompensa-aversão, uma hipótese sugere que, talvez, os circuitos foram modificados para que um estímulo que normalmente causaria aversão seja percebido como uma recompensa".



Concluo esse texto dizendo que, porque sentimos prazer com a dor é algo que não temos uma resposta (possíveis respostas talvez), assim como considero natural que aqueles que não são masoquistas não consigam em um nível mais empírico conceber a dor como prazer. Mas que o que expus acima não justifica o preconceito ou a aversão declarada ao sadomasoquismo.
Entendo que tudo aquilo que está dentro do SSC e que gere prazer, deve ser experimentado sem julgamentos ou preconceitos, na busca pelo prazer a moralidade não deve ter voz. Mas principalmente a tolerância é no mundo plural e globalizado atual o principal para uma sociedade funcionar, e aceitar que o outro tem prazer com o que você não tem e que não é errado que ele tenha, é o passo para a tolerância sexual. Que nós dentro do meio BDSM tanto almejamos.
Assim não é desfuncional, não é desviante fazer uso da dor para alcançar satisfação. É desfuncional, é desviante a prática não consensual ou a prática que traga danos reais a saúde. Conhecimento é liberdade, conhecimento sobre sua própria sexualidade é emancipação sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário