imagens que estão no blog foram retiradas da internet, se você possui os direitos autorais entre em contato que eu tiro do blog ou coloco os créditos (algumas não tinham onde encontrei), obrigada!





"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa

terça-feira, 12 de abril de 2011

Gênero e BDSM





Puxei esse tópico porque esse foi um tema que muito me afligiu quando entrei no meio. Sou militante feminista e acadêmica de gênero (mesmo que afastada no momento) e admitir (para mim e para os outros) minha necessidade de ser dominada por um homem foi extremamente difícil.
Sobre mim, me perguntava, como posso vendo toda a luta que foi a emancipação feminina desejar que um homem mande em mim? Com relação os outros, indagava não seria hipocrisia minha levantar bandeira de direitos iguais e na minha vida pessoal anulá-los?
Antes de expor mais sobre o tema em questão e minhas duas perguntas acho importante esclarecer alguns conceitos sobre a questão de gênero.
Gênero é uma construção social de personalidade e funcionalidade construído a partir de um dado biológico de base. Quando questionamos o machismo reinante em nossa sociedade, acima de tudo questionamos a falta de oportunidade ofertada para que seres humanos como um todo possa desenvolver suas potencialidades quando contrastadas com a expectativa de gênero. Aqui entendemos essas potencialidades como muito mais do que apenas as habilidades profissionais para a esfera publica (exemplo: homem bailarino e mulher mecânica), mas também sua própria personalidade (mulher ser delicada, frágil, trabalhar em rede, enquanto homem ser racional, trabalhar na vertical, ser duro). Compreendemos que tais habilidades e características pessoais são também uma construção social, ou seja, são desenvolvidas pela maneira como somos criados. Assim a forma diferenciada por gênero para a criação consiste em ultima instância na primeira barreira de gênero para oportunidades.


O segundo conceito, é que no caso da nossa sociedade o papel relegado ao gênero feminino, ainda é considerado inferior (trabalho na esfera privada sem valor econômico), o que gera uma segunda opressão, essa direcionada diretamente a mulher. Dentre varias bandeiras levantadas pelo movimento feminista que decorre dessa realidade supracitada, uma luta que aqui me interessa lembrar é a da emancipação sexual. Uma das formas de controlar a mulher é controlando seu corpo, o que foi necessário para fins de garantia hereditária. Mas mesmo pensando na sociedade atual isso ainda é muito presente (exemplo: ser vergonhoso para mulheres admitir masturbação). A falta de conhecimento sobre nosso corpo e nossa sexualidade é um dos grilhões a serem quebrados.
Voltando para o BDSM, sobre a segunda pergunta eu me fiz, a conclusão que cheguei é a de que: no momento em que uma mulher se submete por escolha e determina os limites dessa submissão, de alguma forma ela mantém seu poder na relação, e o principal, não lhe é retirado qualquer forma de escolha ou oportunidade. Inclusive, dentro dessa ótica, a menos que seja com o consentimento da mulher, o machismo não se cria, pois tudo tem um limite imposto pela submissa.
Tais conclusões acima exposta me mostraram que o BDSM é uma maneira consensual de se relacionar, onde se dividem direitos e obrigações de acordo com aquilo que satisfaz a ambos (um submisso se satisfaz em servir), sendo na verdade em termos de gênero extremamente avançada, afinal o submisso pode ser homem também. No BDSM não é uma questão de gênero a submissão, mas sim de desejo e necessidade do ser que se submete.


Por fim, percebo que conhecer sua sexualidade e libertar seu corpo para ela, é aceitar que essa sexualidade descoberta pode ser no BDSM e nesse caso, ao me submeter alcanço minha emancipação sexual.
Dito isso afirmo hoje com toda convicção que BDSM em si não reforça ou defende o machismo e que como modelo de relação é extremamente avançado. Se hoje vemos machismo no meio é porque as pessoas (homens e mulheres, porque se as mulheres não respaldassem não se criavam) que fazem parte mantêm esse pensamento arcaico. O que pelo menos para mim respondeu minha segunda pergunta.
Quanto à primeira pergunta feita, o que posso dizer, é que não tenho a resposta. Talvez seja um machismo interno que existe em mim, que mesmo minha racionalidade não conseguiu expulsar e que me impulsiona a desejar isso. Ou pode ser apenas estimulo físico. Não tenho como responder, mas uma coisa que aprendi nesse mundo sem sentido é que manter convicções é às vezes cair em contradições. Não podemos evitá-las, apenas aceita-las e minimizá-las.
 Assim me aceito enquanto submissa. Não questiono a origem de tal desejo, mas sei que com ele existente, minha única forma de manter a coerência e ser feliz é abraçando esta escolha de vida na qual me realizo afetivamente e sexualmente.